Género 2.0: Laboratório de Género e Media

Género 2.0: Laboratório de Género e Media

Os últimos anos mostram-nos que são necessárias novas abordagens de atuação em prol da não discriminação com base na identidade de género de cada pessoa. É cada vez mais importante dotar a juventude de competências que lhes permitam utilizar todas as ferramentas ao seu dispor no caminho para esta transformação, de forma inovadora e criativa. Os meios de comunicação, ou Media, têm um enorme potencial enquanto catalisadores da mudança, no caminho para o desenvolvimento sustentável assente na igualdade entre todas as pessoas.
O projeto Género e Media pretende contribuir para a redução dos estereótipos de género e formas de discriminação com base na identidade e expressão de género, promovendo maior igualdade entre mulheres e homens enquanto prática essencial na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Mais especificamente, pretende capacitar jovens universitários das áreas criativas (comunicação, jornalismo, artes, audiovisual, entre outras) com os conhecimentos e ferramentas essenciais para:
# uma análise dos conceitos aliados à problemática do género;
# um exercício ativo da literacia para os Media;
# serem capazes de desconstruir estereótipos de género presentes nos diferentes meios de comunicação, como forma de contribuir para o combate a comportamento discriminatórios com base na identidade de género e promover maior igualdade;
# se tornarem agentes ativos e ativas para a transformação social e multiplicadores/as dos conceitos e abordagens trabalhadas junto dos seus pares.
Com este projeto espera-se contribuir para a capacitação de futuros profissionais da área da comunicação, com um elevado potencial para a transformação social em prol de uma sociedade mais preparada para valorizar a diferença mas acima de tudo promover uma verdade igualdade e dignidade de todos e todas.

Principais atividades:
// Realização da formação “Género 2.0 – Laboratório de Género e Media
// Criação de um Manifesto Jovem sobre Género e Media

Género e Media // detalhes:
• Período de execução:
Fevereiro a Maio de 2018
• Beneficiários diretos:
20 jovens universitários, estudantes de cursos relacionados com áreas criativas
• Outros beneficiários:
Cerca de 1000 jovens e respetivos professores das instituições de ensino superior representadas no momento formativo, através da disseminação de um manifesto jovem sobre Género e Media
• Parceiros:
Rede Portuguesa de Jovens para a Igualdade entre Mulheres e Homens
• Financiamento:
Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género
IPDJ

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