Geração ODS

Geração ODS

O projeto Geração ODS pretende contribuir para a promoção da Agenda 2030 através da implementação de multicanais comunicativos eficientes e inovadores, encorajando os cidadãos para a adoção de comportamentos ODS no seu dia-a-dia e assim reforçarem a sua ação em prol da justiça social global.

Com um foco em ferramentas criativas de comunicação, o projeto procura promover os princípios da Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), enquanto uma proposta “das pessoas, pelas pessoas e para as pessoas”, universal e indivisível.

A mobilização em torno dos ODS é fundamental para garantir a transformação social, económica e ambiental e assume igualmente o seu papel no reforço da solidariedade entre povos e na promoção de uma Cidadania Global plena. Queremos sensibilizar e capacitar cidadãos mais despertos para a necessidade de agirem em prol de um processo de Desenvolvimento digno, inclusivo e sustentável.

Mas queremos assegurar que esta sensibilização e capacitação se aliam à criatividade, trabalhando ferramentas de comunicação atuais e inovadoras junto das pessoas envolvidas no projeto, desde a escrita criativa, o stencil art ou o registo gráfico.

Isto porque, nos dias de hoje, a comunicação deixou de ser apenas um instrumento, mas passou a ser uma exigência dos cidadãos e uma ferramenta de transformação global. E porque vivemos num mundo interconectado e defendemos um mundo glocal, é imperativo facilitar a comunicação de forma global, promovendo o intercâmbio de experiências, a interconexão das redes e o confronto de ideias e de conhecimentos.

Destacamos as atividades do projeto:
# Promoção da Formação da rede “ODS Team”
# Co-construção de ferramentas inovadoras de educação global para aplicação aos ODS
# Criação de um kit comunicacional para os ODS
# Implementação e dinamização de um multicanal ODS 2030
# Promoção de um anuário “365 Dias de ODS”
# Elaboração e disseminação de um manual colaborativo “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: o nosso futuro comum”
# Dinamização de 5 oficinas ODS

Download do CARTAZ (aqui) e do CADERNO (aqui) Geração ODS.

barra_logos_ger_ods

Timeline Geração ODS

Setembro de 2018 a Fevereiro de 2019
Março a Agosto de 2019
Setembro de 2019 a Fevereiro de 2020
– Março a Agosto de 2020

PUBLICAÇÕES DO PROJETO

Cartaz Geração ODS
Caderno Geração ODS
#ODS Participação Cidadã