Jovem a Jovem

Jovem a Jovem

O Programa Jovem a Jovem tem como objetivo geral a promoção de estilos de vida e comportamentos e atitudes saudáveis junto dos/as jovens, estimulando o seu sentido de cidadania e participação ativa.

Os seus objetivos específicos são:

– Informar jovens sobre comportamentos de risco;
– Levar jovens a discutir e refletir sobre os seus comportamentos e atitudes relacionadas com a saúde e a cidadania;
– Facilitar o desenvolvimento de competências pessoais e sociais como a empatia, a assertividade, a cooperação, a gestão de conflitos, e a resolução de problemas;
– Criar espaços de partilha, discussão e reflexão acerca de comportamentos e atitudes relacionadas com a saúde e o relacionamento interpessoal;
– Potenciar a capacidade de intervenção de jovens junto dos seus pares, defendendo a aprendizagem entre pares (educação entre pares).

Todas estas competências são trabalhadas em regime de formação residencial, com a duração de 5 dias, de forma intensiva, nas quais os facilitadores criam condições para que os jovens participantes desenvolvam o potencial já existente em si.

A sua implementação assenta na metodologia da educação não-formal, defendendo a aprendizagem através da prática e da experiência, sendo fundamental mobilizar para o processo de aprendizagem todas as competências cognitivas, emocionais e artísticas.

Sendo este programa a génese da Associação Par, pretendemos neste ano 2019 capacitar mais jovens através da sua implementação.