Quem Somos

Par – Respostas Sociais  nasceu em 2007, após o crescimento da associação juvenil Jovem a Jovem (criada em 1994). Ao longo dos anos, desenvolvemos vários projetos para a juventude nas áreas da educação e formaçãointervenção comunitária e promoção da saúde. Utilizando a educação não-formal e a educação entre pares como metodologias essenciais, pretendemos sensibilizar os jovens e as suas comunidades para questões como os direitos humanos, o respeito pela diversidade cultural e a promoção da inclusão social.

MISSÃO
A nossa missão consiste em criar, implementar e inspirar respostas sociais. Através da capacitação dos jovens, queremos promover o desenvolvimento das suas comunidades.

VISÃO
Pretendemos inspirar cada jovem a concretizar o seu potencial único e a tornar-se um agente ativo na construção de uma sociedade mais tolerante e inclusiva.

 

Sara Bico
Projetos de Promoção de Saúde

Sara Reis
Tesoureira

Rita Tomé
Presidente

Mónica Pacheco Projetos de Promoção de Saúde

Raquel Duque Secretária

Sónia C. Freitas Coordenadora Geral

Beatriz Camacho
Vice-Presidente

Nuno Loureiro
Vogal

Maria Inês Santos Projetos de Educação para a Cidadania

Joana Lopes Joaquim
Projetos de Intervenção Comunitária

Integração da Par na EPTO (European Peer Training Organisation).

Integração da Par na Eurodesk – uma rede europeia de 31 países para jovens e profissionais na área da juventude.

A Par torna-se representante da Plataforma das ONGD num grupo de trabalho da CONCORD (European NGO Confederation for Relief and Development): Hub4 – Global Citizenship Education and People Engagement.

Protocolo de parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Parceria com a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.

A Par foi eleita para a Presidência da Direção do Conselho Nacional da Juventude.

Abertura da atual sede da Par no Tec Labs (Centro de Inovação da Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa)!

Certificação da Par enquanto entidade formadora pela DGERT (Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho).

Através do projeto Agência ODM, e no âmbito da aposta na educação para o desenvolvimento, a Par recebeu o Alto Patrocínio da Presidência da República.

A Par passou a integrar a Plataforma Portuguesa das ONGD (Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento).

O projeto ODM Campus Challenge foi premiado e distinguido na categoria “Combate à Pobreza, Fome e Doença” pela World Summit Youth Awards 2011 !

Integração na Campanha Global pela Educação, uma coligação internacional de organizações empenhadas na luta pelo direito à educação.

A 9 de Março de 2009, a Par é reconhecida e registada como Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) pelo Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento – Instituto Português dos Negócios Estrangeiros.

A Associação Par teve o privilégio de ser uma das primeiras sete organizações a serem cotadas na Bolsa de Valores Sociais, através do projeto Agência ODM.

Nasce a Associação Par – Respostas Sociais!

A sua criação nasceu do desejo de profissionalizar e alargar a ação desenvolvida pela Associação Jovem a Jovem (fundada em 1994). O novo nome pretende traduzir de forma mais aproximada a real intervenção da associação.